Cuidados com a Pele – Conheça a Rotina de Skincare Coreana

Maquiagem, poluição do ar, altas ou baixas temperaturas, hormônios… Esses e outros fatores podem influenciar na nossa pele, deixando-a extremamente oleosa ou seca, ou com acne, cravos, manchas, entre outros problemas que maltratam a saúde e aparência da mesma a longo prazo; nisso vem a importância de cuidar da sua pele com produtos específicos, limpeza…

E é aí que entra a Rotina de Skincare Coreana!

O que é?

 

 

A Rotina de Skincare (cuidados com a pele) Coreana é a sensação do momento para quem ama se cuidar, por resultar em uma pele saudável, bonita e jovial, mas também por ter um exteeeenso passo a passo: são 10 etapas que as coreanas (e coreanos!) seguem todos os dias para manter a pele de pêssego asiática, que virou referência no mundo todo!

Se você se assustou com a quantidade de etapas, fique tranquila: apesar de serem realizadas duas vezes por dia (manhã e noite), nem todos são obrigatórios para todos os dias e você pode ir incluindo cada um, conforme sua pele for se adaptando aos produtos ideais e à nova rotina!

Quer conhecer mais sobre cada passo do Skincare Coreano? É só continuar lendo!

 

Etapas

 

 

  1. Limpeza

 

 

O primeiro passo é essencial para retirar os resíduos de sujeira do dia a dia que grudam na pele e para remover a maquiagem; no caso da poluição diária, um sabonete líquido específico para seu tipo de pele é ideal para começar e na hora de remover a make, um produto a base de óleo é o indicado para tirar toda a sujeira.

 

Ao longo do passo a passo adiante, é importante lembrar que o produto de cada etapa tem que ser específico para o seu tipo de pele (oleosa, mista, seca, sensível…) para não prejudicar ainda mais! Exemplo: se sua pele é seca, invista em produtos com propriedades hidratantes; se é oleosa, produtos à base de agua ou gel são os ideais!

 

  1. Limpeza (de novo!)

 

 

Pele limpa é imprescindível antes de começar qualquer tratamento, mesmo que diário! Então, o segundo passo consiste em limpar novamente para remover os resíduos que não retirados por completo na primeira limpeza! Nessa etapa, é recomendado um produto de limpeza à base de água ou gel.

 

  1. Esfoliar

 

A esfoliação irá remover as impurezas mais profundas e as células mortas, deixando a pele mais suave e lisinha. Mas atenção: este passo deve ser realizado, no máximo, duas vezes por semana, pois a esfoliação em excesso pode retirar a oleosidade natural da pele e pior, pode machucá-la, principalmente se você tiver a pele sensível.

 

  1. Tonificar

 

 

O tônico facial tem como pro função refrescar, acalmar, hidratar e preparar a pele para receber os produtos dos próximos passos, além de reequilibrar o pH da pele após a limpeza e esfoliação.

 

  1. Essência

 

 

A essência é uma solução líquida (geralmente a base de água) composta por vários ingredientes que facilitam a regeneração das células, assim reparando danos na pele e uniformizando o tom da mesma.

 

  1. Sérums

 

 

Os sérums são, em sua maioria, uma espécie de “óleo” onde cada um tem uma composição específica para tratar ou prevenir cada tipo de problema facial. Exemplos: sérum anti acne, anti rugas, oleosidade, para hidratar…

 

  1. Máscaras

 

 

As famosas máscaras de tecido (ou sheet masks), em geral, relaxam e hidratam a pele, mas cada uma tem um ou uma combinação de ingredientes que agem de diferentes formas: hidratam, nutrem, iluminam, entre outros! Este passo é recomendado ao menos 1 vez por semana.

 

  1. Creme para Olhos

 

 

Os cremes para a área dos olhos revitalizam e protegem a pele embaixo dessa região, hidratando e servindo na prevenção e combate de olheiras e rugas.

 

  1. Hidratação

 

 

Mais hidratação! Uma máscara em creme nesse penúltimo passo além de hidratar, “sela” todos os cuidados anteriores na sua pele!

 

10. Protetor Solar

 

 

Último, mas um dos mais importantes passos: proteger a pele dos raios solares excessivos! Há quem não goste de usar protetor solar por sua maioria ter textura pegajosa (mas já existem as versões “sequinhas” no mercado!), mas o seu uso previne manchas, rugas e principalmente o câncer de pele! Então use e abuse do protetor no dia a dia, não apenas na ida à praia!

 

Dicas extras:

 

  • Tenha uma alimentação saudável

 

Não, não estamos falando de regime/dieta ou outro tipo de restrição alimentar que, infelizmente, impõem as mulheres gordinhas: uma alimentação saudável e equilibrada consiste em frutas, legumes, verduras e alimentos menos processados, integrais, que nutrem o corpo e a pele de dentro para fora! O consumo excessivo de gorduras, frituras, entre outros alimentos não tão saudáveis podem, por exemplo, entupir os poros e aumentar a oleosidade da pele, causando assim as temíveis espinhas e cravos!

 

  • Beba água!

 

Pode parecer simples, mas um dos segredos para uma pele bonita, saudável e hidratada é beber bastante água!

 

Gostaram de saber um pouco mais sobre essa rotina de cuidados com a pele? <3